OCS ENCANTOS DA TERRA RECEBE CERTIFICAÇÃO PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS

Um grupo de 5 famílias, sendo destas, 4 de Encantado e uma de Muçum que compõe o grupo de produtores do Organismo de Controle Social (OCS) Encantos da Terra, recebeu na manhã de hoje (12 de junho), da Comissão de Produção Orgânica do Rio Grande do Sul (CPORG/RS), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), os certificados que oficializam a vinculação destas unidades ao Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos.
Ao longo de um período de dois anos, com assistência técnica da Emater RS/Ascar e apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade de Encantado, as unidades de produção familiar passaram por um período de transição de suas propriedades, migrando do sistema convencional para o sistema orgânico de produção.
A OCS Encantos da Terra é formada por um grupo de produtores, consumidores e técnicos apoiadores na busca pela promoção da agroecologia, visando a oferta de alimentos seguros e saudáveis a toda sociedade, explica a Nutricionista da Emater Tatiane Turatti.
O cadastramento junto ao MAPA possibilita que os produtores possam comercializar sua produção orgânica para venda direta através dos mercados institucionais como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), além de feiras de produtores orgânicos e diretamente a consumidores nas unidades de produção familiar.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Emater Eduardo Mariotti Gonçalves, o próximo passo será a ampliação da produção e a promoção de espaços de comercialização, como por exemplo uma Feira de Orgânicos, à exemplo das Feiras de Produtores Orgânicos que ocorrem em Lajeado. Conto (em conversão), Silvia Toni e João Bregolin e Adelir Gregio. Representam os técnicos os extensionistas da Emater de Encantado, Tatiane Turatti e Eduardo Mariotti Gonçalves e as consumidoras Cândida Zanetti e Elaine Biondo, pesquisadoras vinculadas ao Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) da UERGS. O Vererador Luciano Moresco que atualmente preside o Legislativo participa ativamente desse processo juntamente com a EMATER, conforme ele explica no áudio.

Foto, Vanessa Pagliosa.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital