PROJETO DEMOCRACIA NA ESCOLA FOI SUCESSO ABSOLUTO EM CONHECIMENTO, EXPERIÊNCIA, INTEGRAÇÃO E OUSADIA.
Com o resultado alcançado de 57 anteprojetos inscritos, enviado por 11 escolas de Encantado, com cinco premiados pela comissão avaliadora, mas com observações de muitos outros serem produtivos e interessantes para serem sugeridos ao bem coletivo da população, o Projeto DEMOCRACIA NA ESCOLA, abrangeu os níveis Fundamental, Médio e do EJA (Educação de Jovens e Adultos), teve mais uma de suas etapas finalizada no sábado, cumprindo parte da premiação das turmas contempladas com uma viagem de estudos a Brasília.
Um roteiro de ônibus com 38 alunos e professores, coordenados pelo presidente da Câmara, Luciano Moresco, foi sem dúvidas, em 1º plano uma ousadia pelo enfrentamento de mais de 4.500 km de estrada. Mas valeu a pena com visitas para conhecer o Feira de Ciência, Tecnologia e Informação – INVENTUM – em Pato Branco/PR, considerada uma das maiores do País; o parque Tecnológico Renato Archer e o Museu Exploratório da UNICAMP, em Campinas/SP. Em Brasília, visitação guiada a UNB – Universidade Nacional de Brasília, uma das melhores universidades do Brasil, com visitas a EXPERIMENTOTECA (Laboratório de Ciências), com aula prática, Museu de GEOCIÊNCIAS, biblioteca. Visitação guiada ao Memorial Juscelino Kubitschek (JK), com visita ao tumulo do ex-presidente. Na capital o roteira ficou entre pontos turísticos e visitas de conhecimento como a do Congresso Nacional, uma aula sobre o funcionamento do Poder Legislativo Nacional. Nas universidades visitas e nos centros de tecnologia, feitos contatos para possível intercâmbio de alunos encantadenses com os centros de pesquisa e conhecimento. Ainda, na viagem de ida, recepcionados pelos irmãos Solano e Fernando Smaniotto, na cidade de Limeira, onde são empresários muito bem sucedidos, quando serviram graciosamente um maravilhoso jantar. Os dois são naturais de Encantado, pois quando nasceram, Relvado era um distrito de Encantado.Já em Brasília, jantaram na Churrascaria Potência do Sul, de propriedade de outro filho de Encantado (Relvado), Kuko Mocelin. Os locais visitados, sem qualquer dúvida, somaram conhecimento, experiência, e integração entre professores, alunos e organizadores do projeto como os professores Airto Gomes (pela Câmara) Leine e Ricardo Werle e a secretária da municipal de Educação e Cultura Greicy Weschenfelder, parceiros no projeto.
O retorno foi no sábado à noite (16) com os participantes plenamente realizados e agradecidos pela oportunidade única de uma aprendizagem tão significativa para a vida, principalmente para os jovens estudantes.
O Projeto DEMOCRACIA NA ESCOLA, conhecendo a cidadania através do conhecimento é promoção da Câmara de Vereadores com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e contou com a parceria da União dos Vereadores do Brasil (UVB) do Rotary de Encantado, SICREDI, e ACI-E.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Símbolo RV Digital
Desenvolvido por:
Logomarca RV Digital