O projeto Democracia na Escola objetiva despertar e incentivar a cidadania nos alunos, das escolas do município de Encantado, realizando anteprojetos nas áreas de Educação, Meio Ambiente, Saúde e Cidadania.
As diretoras das escolas já tiveram um 1º contato com os organizadores na última terça-feira (25).
A base do estudo terá uma cartilha enfocando diferentes esferas políticas envolvendo os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, bem como suas atividades burocráticas e atribuições na sociedade. Cada escola inscrita no projeto desenvolverá um anteprojeto que poderá ou não virar lei, dependendo de sua legalidade e importância para a comunidade, dentro de cada segmento sugerido. Os vereadores interessados poderão participar, juntamente com palestrantes, dando sugestões sobre os procedimentos legais junto com o Departamento Jurídico da Câmara.
O processo passará por várias etapas e os 4 melhores anteprojetos premiará os alunos participantes com uma viagem à Brasília, para “in loco”, conhecer os Ministérios, Senado e Câmara Federal com o apoio de parceiros da Câmara e Secretaria de Educação, principais promotores do projeto coordenado pela professora Leine Werner, Ricardo Werner e o assessor do Legislativo, professor Airto Gomes.
No mês de agosto as escolas recebem o material de divulgação e o regulamento. A apresentação dos trabalhos finais e a premiação, serão na Semana da Câmara em novembro.