Escolas elegem vereadores para o Parlamento Jovem

Oito escolas de Encantado participarão do processo de escolha de um vereador e suplente para participarem da Sessão da Semana da Câmara de Vereadores de Encantado, no mês de novembro, dentro do Projeto “PARLAMENTO JOVEM” do Legislativo.

As escolas participam do processo com candidatos de 12 até 17 anos de idade e obedecem um cronograma de atividades oriundo do projeto aprovado na Câmara de Vereadores, simulando os passos completos de uma eleição eleitoral que vai da escolha dos partidos, filiações, coligações, mesários, escolha de candidatos e organizam os debates para serem ouvidas as propostas de cada um antes da data marcada para a eleição.

A presidente do Legislativo, vereadora Jaqueline Taborda, visitou todas as escolas e em várias proferiu palestras e debateu nas salas de aula o papel do vereador e a sua importância no contexto político para o município na aprovação e feitura de leis, e a representatividade para a população.

SESSÃO SOLENE DO PARLAMENTO JOVEM.

Sejam todos bem-vindos a este evento que faz parte da 21ª semana da Câmara que acontece neste período de 20 a 24 de novembro de 2017.
Nesta noite em especial, estaremos promovendo a SESSÃO SOLENE DO PARLAMENTO JOVEM, com a sessão sendo dirigida por jovens representantes de escolas, eleitos por seus colegas, conforme projeto Legislativo apresentado pelos vereadores Jaqueline Taborda e Sander Bertozzi, aprovado por unanimidade nesta Casa.
O processo deste trabalho junto às escolas, englobou as eleições eleitorais passo a passo. Inicialmente, as escolas que aderiram ao projeto, organizaram fichas de filiados, criaram partidos, indicaram candidatos a vereador e a suplente, escolheram a data das eleições conforme edital disposto pela Câmara, designaram mesários e realizaram o escrutínio dos votos e, em algumas escolas, houve, inclusive, períodos de debates sobre a plataforma de governo de cada candidato e algumas com palestras sobre as funções do vereador.