A centelha do fogo simbólico da Pátria foi recebida na segunda-feira dia 19 de agosto defronte à Câmara de Vereadores. A cerimônia realizada na Praça da Bandeira contou com a presença de diversas autoridades, entidades, alunos, Professores, Vereadores e comunidade. O presidente da Câmara dos Vereadores, Luciano Moresco, juntamente com o comandante da Liga da Defesa Nacional, Tenente Pretto, aluna Camila Moresco, representando os demais alunos do município, Antonio Alberto Lucca, a imprensa, Roberto Pretto, Secretário municipal da Agricultura, o Executivo e o Diretor da Casa de Cultura Eldo Orlandini, a Secretaria da Educação fizeram o acendimento.
A chama ficará acesa na Praça da Bandeira e após será repassada para as entidades tradicionalistas que coordenarão o tradicional Encontro Farroupilha.