A última etapa da 1ª Edição do projeto DEMOCRACIA NA ESCOLA foi realizada na (quarta-feira), quando os alunos e professores que integram os 5 projetos selecionados participaram da viagem a Porto Alegre para conhecer na prática as atribuições e o funcionamento dos 3 poderes (EXECUTIVO,LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO) na esfera estadual. Na parte da manhã, puderam visitar a Casa de Cultura Mario Quintana, com várias exposições. Na sequência visitaram o Museu Militar do Comando, especialmente conhecendo a atuação da FEB (Força Expedicionária Brasileira) que lutou na 2ª Guerra Mundial, na Itália.
No turno da tarde, iniciaram com visitação guiada no Palácio da Justiça, onde receberam uma aula sobre as atribuições do Poder Judiciário e sua estrutura administrativa. Na sequência, deslocaram-se até a Assembleia Legislativa, sede do Poder Legislativo Gaúcho, atravessando a Praça Marechal Deodoro, popularmente conhecida como “Praça da Matriz”. A comitiva foi recebida na sala da Presidência da Casa Legislativa, quando lhe foi concedida a menção honrosa “VOTO CONGRATULATÓRIO”, ao projeto, aos idealizadores e aos alunos e professores que participaram de sua execução, reconhecimento este que foi proposto pelo Deputado Estadual Edegar Pretto (PT), que contou com o apoio do Deputado Edson Brum (MDB). Numa breve fala, os deputados destacaram a relevância do projeto para contribuir na qualificação da educação e cidadania, bem como pelo ineditismo e resultados alcançados. Como último ato, ocorreu a visitação ao Palácio Piratini, quando os integrantes do projeto foram recebidos pelo Governado do Estado, chefe do Poder Executivo. O Governador Eduardo Leite recebeu e cumprimentou a todos integrantes, destacando a relevância do projeto, elogiando a iniciativa da Câmara de Vereadores, parceiros, apoiadores e participantes. Ao final posou para fotos com o grupo.