A noite de terça-feira (5), dentro das comemorações da 23ª Semana da Câmara, homenageando os 103 anos do Legislativo, foi inicialmente de valorização da história política do Município de Encantado, rememorada através de emocionados depoimentos de ex-vereadores, de diferentes épocas que passaram pela Câmara de Vereadores no desempenho de seus mandatos.
Os ex-vereadores protagonistas entrevistados e ali presentes, a maioria com a idade já avançada, se comparado as fotos apresentadas no telão ali exposto, evidenciava no semblante de cada um, a emoção e o orgulho de um passado dedicado à comunidade que o elegeu. Todos com os olhos fixados na exibição do belo documentário preparado pela Produtora KONCE, também sob o olhar atento de uma plateia essencialmente formada por jovens estudantes que lotava as dependências do Plenário.
Acreditamos que a exibição deu mostras para os que desejam ingressar na vida política avaliando a importância de se dedicarem às causas da vida pública, da aprendizagem e da realização pessoal declarada por cada entrevistado. O projeto “Memória Viva”, como foi denominado pelo então vereador Marcelo Deves, saiu do papel nesta Legislatura após adequações de legalidade jurídica, foi posto em prática e se tornou realidade e deverá ter sua continuidade para que no futuro, outros ex-vereadores possam, com seus descendentes e a comunidade, guardar a riqueza de uma história que mexe com diferentes épocas, fatos, feitos, realizações e, principalmente, para orgulhar e marcar aqueles que colocaram seus nomes para defenderem a comunidade na casa do povo.
O Presidente da Casa Legislativa, Luciano Moresco, congratulou-se com os colegas vereadores e com a Legislatura que idealizou o projeto pela sua importância e agradeceu em nome de todos, pelos inúmeros elogios dado a iniciativa da Casa em preservar a história política do Município.