PROMOTOR DE JUSTIÇA É CIDADÃO HONORÁRIO DE ENCANTADO.
Em Sessão solene realizada na segunda-feira dia 09 de dezembro o promotor de Justiça Dr. André Prediger recebeu título de Cidadão Honorário de Encantado.
O título de Cidadão honorário Encantadense é auferido aos naturais de outros municípios, em vista de relevantes serviços prestados à comunidade que o acolhe. A PROPOSIÇÃO através de projeto legislativo, foi feita pelo vereador Luciano Moresco, aprovada por unanimidade pelos demais vereadores da Casa Legislativa.
André Eduardo Schröder Prediger, é natural de Santo Ângelo, casado com a Fernanda e pai do Bernardo e da Gabriela e reside em Lajeado. Desde criança, demonstrava interesse na doutrina oriental, nas artes marciais, onde é formado em faixa preta e já faturou os títulos de campeão estadual de Taekwondo, depois foi Campeão Brasileiro e vice-campeão Pan-americano da categoria. O Dr. André exerce as funções de Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, atuando na Comarca de Encantado há mais de 10 anos.
Possui graduação em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2000) e mestrado em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2007), é professor assistente do Centro Universitário Univates nas disciplinas de Infância e Juventude, Direito Administrativo e Direito do Consumidor.
Tem experiência nas áreas de Direito Constitucional, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Penal e Direito Processual Penal, com ênfase no tema da defesa dos interesses difusos em juízo.
Entre muitas ações de interesse público coletivo lideradas pelo promotor André em Encantado, necessário que se destaque sua contundente atuação da defesa dos interesses de nossa comunidade, tais como:
a) enfrentamento de questões de telefonia móvel, especialmente contra a operadora VIVO, pela baixa qualidade do sinal oferecido aos consumidores;
b) ação contra a RGE, responsável pelo abastecimento de energia, solicitando investimentos na rede de energia elétrica, e assim, resolvendo muitas situações de quedas de luz, e melhorias nos condutores de energia que foram resolvidas graças às ações administrativas da promotoria.
c) Contundente atuação em face da empresa EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias – concessionária pública de rodovias pedagiadas em nossa região, cuja praça de pedágio está instalada no município de Encantado, rodovias essas que, apesar do alto custo da tarifa de pedágio, apresentavam má qualidade, além de isolar parte da comunidade de Encantado (Palmas) de sua sede, onde encontra-se a grande maioria dos serviços ao alcance da população. Enfrentamento este, que culminou com a suspensão da cobrança do pedágio na praça de Encantado ainda no mês de setembro, decisão inicialmente conferida pela Justiça local, e que foi confirmada pelo Tribunal de Justiça em duas oportunidades.
Necessário é, destacar que o homenageado sempre esteve de braços dados com a comunidade que se fez representar pela Câmara de Vereadores em diferentes causas, conjuntamente com outras entidades que também tiveram importante participação nessas lutas em benefício da comunidade local e regional.
Várias autoridades locais e regional prestigiaram a homenagem.