SESSÃO SOLENE PARA HOMENAGEAR UNIVATES E CAPS.
O Legislativo Encantadense realizou na noite de segunda-feira dia 01 de Julho uma Sessão Solene quando na oportunidade foi feita uma homenagem para comemorar os 50 anos da UNIVATES e 10 anos de implantação do CAPS em Encantado.
A homenagem aprovada por Unanimidade dos Vereadores foi no sentido que estas duas Instituições feitas por muitas pessoas dedicando-se para o desenvolvimento institucional nas áreas da Educação e Saúde, nos seus respectivos espaços de suas atuações.
A UNIVATES por sua representatividade onde pessoas buscaram lá nos anos Sessenta trazer o Ensino Superior para o Vale do Taquari e de lá pra cá, a instituição desenvolveu-se, cresceu, tornando-se uma das principais Universidades do Estado e classificada entre as melhores do País. A Universidade do Vale do Taquari – Univates iniciou sua trajetória no final da década de 1960 a partir do sonho de um grupo de lideranças regionais, entidades e profissionais de diferentes áreas, pessoas que acreditavam que nosso Vale poderia ser grande e se desenvolver por meio do conhecimento.
Desde então, a Univates busca ser um espaço de participação da comunidade, desenvolvendo-se e reinvestindo seus resultados em ações que promovem a melhoria da qualidade de vida da população regional, comunitária e engajada no progresso econômico, social cultural e tecnológico do Vale do Taquari. A Instituição busca o desenvolvimento da região como uma ação prioritária, pensando o local na sua relação com o global, produzindo e difundindo o conhecimento, realizando transferência de tecnologias e incentivando a inovação em todos os setores.
A Univates, por sua natureza comunitária, está profundamente enraizada na prática social, contribuindo para a expansão e a qualidade da educação superior.
Alguns números da instituição:
84.400,35 m² de Área construída
O Acervo total da biblioteca é de 66.297 obras e 164.264 volumes
16.308 é o número de E-books disponibilizados
Possui 214 Laboratórios, museus e salas especiais
Com 46 cursos de Graduação e Sequencial presenciais
14 cursos da Graduação a distância
36 cursos de Pós-Graduação
28 de (Especialização):
5 de (Mestrado)
3 de (Doutorado)
19 cursos Técnicos
1.144 pessoas ocupadas
919 Funcionários Técnicos-administrativos
59 Estagiários
166 Bolsistas
490 Professores Contratados
Possui 34 Programas/Projetos de Extensão
Atualmente está desenvolvendo 37 Projetos de Pesquisas e o Número total de alunos é de 11.290
*Os Dados são referentes ao primeiro semestre de 2019.
Fonte: Setor de Planejamento e Avaliação Institucional.
PARABÉNS PELOS 50 ANOS UNIVATES!
A outra Instituição homenageada na Sessão foi o CAPS pela comemoração de 10 anos de criação.
O Centro de Atenção Psicossocial de Encantado, foi criado em 04 de julho de 2009, e comemora no próximo dia 04,10 anos de atividades e pela sua importância e desempenho em nosso município ao longo dos anos, merece uma comemoração especial nesta Casa Legislativa que representa a comunidade. O CAPS é uma instituição destinada a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território, o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares, oferecendo atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários e prestando atendimento em regime de atenção diária. Funcionários atuais e ex-funcionários foram homenageados na oportunidade. Após a Sessão foi oferecido um coquetel no Centro Administrativo.