Cumprindo o Regime Interno foi realizada Tribuna Livre na Câmara de Vereadores de Encantado quando foi apresentado um relatório da Associação de Pais e Mães especiais do Vale do Taquari. Conforme a Presidente Anacir Pagliarini Lisott, a Associação foi criada em setembro de 2018, tendo em vista o grande número de famílias com filhos especiais. Atualmente é composta por 24 Associados, todos com filhos portadores de deficiências. Compõem ainda a Associação como Vice Presidente, Elisete de Souza Medeiros, Secretária, Leonilda da Cunha, Tesoureira Daiane Fontana e Aurea da Silva, Conselho Fiscal.
Conforme Elisete os objetivos da Associação são de assistir, promover e valorizar pessoas e os grupos de pessoas com deficiências, oferecer oportunidades, meios e condições para a educação de base, habilitação profissional, recreação, arte, melhoria dos padrões culturais e ascensão social; promover o convívio em sociedade, assistência na saúde, terapias, estudos e pesquisas sobre suas deficiências; acolher famílias com pessoas com deficiências; atendimento e atenção nas áreas de assistência social; incentivo e desenvolvimento de atividade e voluntariado; assegurar os direitos das pessoas com necessidades especiais e buscar meios através de convênios para a realização de terapias para as pessoas com deficiência, de forma contínua, bem como atender suas necessidades para uma vida saudável e digna.
Salienta ainda que a proposta da Associação é dar atividades as crianças, um lugar, uma sede onde possam ser realizados projetos, tirando do tempo ócio em que ficam em casa, possibilitando da mãe trabalhar e aumentar a renda familiar.
Os Vereadores enalteceram o trabalho realizado pela Associação ao mesmo tempo em que disponibilizaram a Casa Legislativa para divulgar o trabalho e outro tipo que ajuda que por ventura necessitar.