Numa promoção da EMATER, Câmara de Vereadores e Secretaria Municipal da Agricultura foi realizada na quinta-feira dia 03 de outubro tendo por local o plenário do Legislativo um encontro que versou sobre Alimentos Orgânicos e Saúde do Consumidor. Participaram Consumidores urbanos, agricultores, setor de nutrição da SMEC com representantes de escolas, nutricionistas e comunidade.
Vários assuntos ligados ao tema foram abordados durante o encontro sendo pela parte da tarde o primeiro palestrante foi o Vereador Luciano Moresco, Presidente do Legislativo que falou sobre seu projeto que tornou-se lei municipal em 2016. A Lei visa incentivar o consumo saudável e a produção ecologicamente sustentável, através da introdução de alimentos orgânicos de origem agropecuária na merenda escolar da rede municipal de ensino.
O Vereador Luciano Moresco, que foi o proponente do projeto no ano de 2015, destacou a importância da alimentação orgânica: “A cada dia somos informados dos malefícios que a ingestão de alimentos produzidos coma utilização abusiva de agrotóxicos, constituindo-se num dos fatores mais significativos para a ocorrência de muitas doenças, inclusive com estudos comprovando que vários desses agrotóxicos possuem efeitos cancerígenos. O consumo de alimentos saudáveis, evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas, além de fazer o bem para a saúde das crianças, temos também a valorização do trabalho das famílias no campo, valorizando a produção regional e resgatando a cultura do meio rural. Incentivar a produção de alimentos orgânicos pela agricultura familiar é o que se pode dizer de “unir o útil ao agradável”.