Nesta semana tive a oportunidade de vivenciar uma das melhores experiências da minha vida público/política ao participar de Seminário de Educação no Município de Sobral no Ceará. Nos últimos anos este município tem se destacado em avaliações, inclusive no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil, sendo que na última avaliação alcançou o índice de 9,1. para as séries iniciais do ensino fundamental (4º e 5º ano). Em companhia do Prefeito Adroaldo, da Secretária Greicy e da Procuradora Michele, em dois dias podemos conhecer uma boa parte dos “segredos” que levaram este município, localizado no sertão cearense, numa das regiões mais castigadas pela seca no Brasil, a alcançar índices que chamam a atenção do Brasil e do Mundo. Muitas vezes ouvimos, especialmente em períodos eleitorais, que a educação é prioridade.
Neste município podemos ver, de fato, o que é ter a educação como prioridade. Muito do conhecimento que recebemos nesses dois dias, agregados a todo material que nos foi disponibilizado, deverá contribuir para desenvolvermos ações e projetos para qualificar cada vez mais a educação em nosso município de Encantado. Importante referir, nosso município possui um bom índice educacional, no último IDEB alcançamos a média de 6,6 nas séries iniciais do ensino fundamental, estando acima da média nacional que foi de 5,8, mas temos muito a avançar. Um dos “segredos” revelados, além da educação ser prioridade n.º 1 na fala e nas ações, é o comprometimento de todos envolvidos no processo: poder público, diretores, coordenadores, professores, funcionários de escola, alunos e pais. Ainda se engajam neste processo o conselho tutelar, ministério público e a comunidade em geral, que tem a educação do município e seus resultados como um patrimônio de todos. Importante dizer que os resultados alcançados atualmente por Sobral são fruto de um trabalho de priorização e planejamento em educação há mais de 20 anos.
Mais um detalhe referido pelo Secretário de Educação daquele município, Herbert Lima, professor da Universidade Federal do Ceará, é na opinião dele e de todos que participaram da capacitação, fato de que, há 17 anos, nenhum diretor ou coordenador de educação alcança essa função por indicação política. Esses profissionais passam por um processo seletivo de provas e títulos sem qualquer interferência política externa ao processo de seleção.
Segundo o Secretário, isso foi determinante para que fossem feitas as mudanças necessárias onde o foco era sair da zona de conforto, que lhes colocava em resultados baixos ou medíocres, para alcançar os impressionantes índices atuais. Sobral tem sido visitado por muitos municípios brasileiros para entender esse “milagre” educacional.
Dentre as várias ações desenvolvidas para mobilizar e comprometer a rede escolar, está um sistema de gratificação aos professores cujas turmas alcançam as metas. O salário básico da categoria é o piso nacional, mas essas gratificações são altamente estimulantes aos professores, além de dizerem, com muito orgulho, que fazem parte da melhor rede de educação pública do Brasil. A partir do que vimos e vivemos nesses dois dias, fica o desafio de iniciarmos com muito planejamento, competência e capacidade de envolver e empolgar a rede de educação, com o devido respeito as peculiaridades de cada município, um processo de qualificação gradual e permanente para que possamos dizer de fato e não demagogicamente, que EDUCAÇÃO É PRIORIDADE, dando as nossas crianças e adolescentes a oportunidade de um futuro melhor, com base no conhecimento e na formação de cidadãos comprometidos com a evolução da sociedade e que, consequentemente, levará a redução das desigualdades sociais. Até porque, mais do que ser um objetivo político/social, é um compromisso cristão.
Na sexta a tarde, após visitar escolas, fomos recebidos com muito gentileza pelo Prefeito Ivo Gomes, irmão do candidato a presidente Ciro Gomes (que foi vereador e prefeito de Sobral) e pelo Secretário de educação Herbert Lima, quando o prefeito Adroaldo entregou uma lembrança do Município de Encantado. (Foto 1).
Na foto Sobral 2 estamos acompanhados das coordenadoras da Casa de Avaliação que semestralmente avaliam toda a rede municipal de ensino – infantil e fundamental, foto tirada em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, quando nos dirigíamos da Casa de Avaliação para a ESFAPEGE (Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional). A foto Sobral 3, registra a entrega de uma lembrança do Município de Encantado ao Secretário de Educação de Sobral, Sr. Herbert Lima, após sua palestra no Seminário.